320x90
logo topo
SOBRE NÓS ANUNCIE AQUI VÍDEOS FOTOS NOTÍCIAS CHARGES FALE CONOSCO  
 
  NOTÍCIAS

Editorial: De volta ao xadrez político
Notícia Postada em: 11/06/2017
img
img
O governo Michel Temer conseguiu sobreviver à tumultuada batalha jurídica em torno da cassação da chapa que venceu a disputa presidencial de 2014 e agora seu futuro e o das reformas em andamento no Congresso serão definidos no jogo político travado em Brasília. Com o fim do julgamento no TSE, o Palácio do Planalto só continuará de pé se tiver sucesso nas articulações com partidos da base aliada, em meio ao recrudescimento da crise provocado pela delação-bomba da JBS.

Depois das primeiras baixas registradas – a do PSB e PPS foram as mais significativas -, Temer aposta todas as fichas no diálogo com o PSDB. O partido é visto como fiel da balança para manter a governabilidade em níveis capazes de levar a cabo mudanças que exigem maioria absoluta na Câmara e Senado. Em números proporcionais, dois terços das duas Casas. Sem contar a necessidade de manter uma margem de segurança para cobrir eventuais infidelidades.

Entre os líderes tucanos, porém, há divisões difíceis de serem resolvidas em curtíssimo prazo. Parte da legenda acha que abandonar a base desencadearia efeitos imprevisíveis para os rumos do país. Parte teme que a sigla vire sócia majoritária dos problemas enfrentados por peemedebistas de grosso calibre na Lava Jato e operações similares. Afinal, além dos próprios quadros implicados, o PSDB sonha alto com 2018, ano em que espera retomar o poder perdido para o PT em 2002.


A única saída do Planalto para continuar de mãos dadas com o PSDB, numa primeira hora, é apelar para o compromisso com as reformas trabalhista e previdenciária, bandeiras historicamente defendidas pelo partido. Com ele fora da base, o tucanato tem noção dos riscos de naufrágio das mudanças que classificam como essenciais para a retomada da economia. Sem falar nas incertezas que rondam uma eventual derrubada de Temer.

Com o arco de sustentação ao governo quebrado, não há estimativas minimamente precisas sobre o que pode acontecer. Mesmo que a opção seja pela eleição indireta, é impossível prever o resultado do processo em meio a um Congresso fragmentado. A via direta seria mais tortuosa. Num momento delicado para a economia nacional, uma corrida eleitoral antecipada enterraria de vez qualquer chance de iniciar a recuperação do crescimento ainda este ano.

O triunfo de Temer no tabuleiro político, entretanto, depende de outra variável sob a qual o Planalto não tem como controlar: os desdobramentos das investigações e dos inquéritos que correm contra o presidente e seu núcleo de auxiliares mais próximos na Procuradoria-Geral da República e Supremo Tribunal Federal. É fato que há muito para ser descoberto sobre as novas delações firmadas ou em negociação.

É fato também que o circulo de Temer não será o único afetado. Diante de um universo tão grande de promiscuidade entre o público e o privado, é impossível supor que o PT passe incólume na colaboração de uma companhia cuja expansão em escala global se deu mediante pagamento de propina em troca de reforço de caixa bancado por bancos do governo e fundos de pensão. O que torna o horizonte totalmente nublado.




 
  VEJA TAMBÉM!
• [14/06/2017] - João Roma: capital da participação popular
• [13/06/2017] - Mulher vence 30 mil inscritos e é selecionada como testadora de motéis
• [12/06/2017] - Gabriel Galo: Vitória e esperança
• [11/06/2017] - Editorial: De volta ao xadrez político
• [10/06/2017] - Presidente do STF defende apuração de suposta devassa contra o ministro Edson Fachin
• [09/06/2017] - Nelson Cadena: a ficha caiu
• [08/06/2017] - Luiz Carlos Borges da Silveira: Foro privilegiado e impunidade
• [07/06/2017] - OCDE alerta para risco político no Brasil
• [06/06/2017] - Waldeck Ornélas: Salvador sem água?
• [05/06/2017] - Dia do Meio Ambiente é comemorado com palestras e plantio de mudas em Salvador
 
 
 
Sábado, 26 de Maio de 2018 
img
  Vídeos
Nenhum registro encontrado!
Veja tambem
Nenhum registro encontrado!
img
320x90
img
320x90
img
320x90
 
  Útimas Notícias
2014-03-20
Conjunto Habitacional do Monte será entregue em 27 de março
2014-03-20
6ª edição do Ação em Saúde chega ao Caípe de Cima
2014-03-25
Entrega de Informe de Rendimentos segue até 28 de março, próxima sexta-feira
2014-03-21
PM prende dupla com moto roubada em Simões Filho
2014-03-21
Ibope: Dilma seria reeleita no 1º turno
 
img
320x250
img
  Informa:
img
 
img
 
Redes Socias

 

São Francisco Notícias - Todos os direitos reservados
Criado por Webiserv